sexta-feira, 7 de junho de 2013

**Ismália**


Ismália

Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar...
Viu uma lua no céu,
Viu uma lua no mar.

No Sonho em que se perdeu,
Banhou-se toda em luar...
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar...

E, no desvario seu,
Na torre pôs-se a cantar...
Estava perto do céu,
Estava longe do mar...

E como um anjo pendeu
As asas para voar...
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar...

As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par...
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar...

Alphonsus guimaraens



1º verso: A afirmação de que ela havia enlouquecido vem para dar ênfase na questão suicídio, Ela pensou e olhou para o céu, olhou para a lua e desejou ir até lá.

2º verso: Em sua afirmação ele prossegue dizendo que um sonho que nela havia tinha se perdido e isso fez com que ela desejasse e ansiasse para subir aos céus e descer ao mar.

3º verso: Desvario, nesta estrofe ele fala que Ismália em um de seus devaneios, porque Desvario quer dizer loucura, delírio, desregramento. Ela vai ate uma torre para observar o mar, ficando mais próxima do céu e mais distante mo mar. A torre ou a carta de Deus no tarot arcano representa libertação e construção, simboliza o rompimento das formas aprisionadas, libertação para um novo início, desafios dos momentos de transição, destruição da rigidez, conhecimento, abertura de novas possibilidades. É interessante ressaltar isto porque em muitas culturas a torre representa uma vitoria a ser alcançada, logo após Ismália ir a torre e refletir sobre o céu e o mar ela busca a liberdade desejada.

4º verso: Desejava libertar-se, não via sua ação como suicídio ela via como uma passagem para libertar-se para encontrar-se com o céu com a lua que ela admirava através do mar.

5º verso: Finalmente Ismália fora em busca de seu desejo de sua passagem, ela morreu pois seu corpo desceu no mar enquanto sua alma subiu ao céu.

Para Ismália nunca foi um suicídio ela nunca viu aquilo como morte, sinto como se ela buscasse acalmar as inquietudes de sua alma, buscando um encontro direto com sua essência, com seu Eu interior. Vejo que ela tinha certeza do que queria sabia que essa era a decisão certa, Ismália foi corajosa pois decidiu-se por fazer o que pra todos é impossivel desejou o céu e pra ele se atirou, nunca saberemos como foi a reação dela do outro lado após a passagem, porém acredito que o mais importante é estar bem consigo mesmo.

Muitas pessoas poderiam dizer que Ismália era depressiva, porém no poema o autor em nenhum momento a descreve assim, muito pelo contrario ele a descreve como se estivesse admirando sua atitude mesmo a considerando loucura, ele a admira, e a descreve com paixão.
A depressão é uma doença que causa dor e sofrimento, melancolia, tédio pela vida entre outras coisas, Ismália não estava depressiva estava determinada.

By: Lola Gillian


Nenhum comentário:

Postar um comentário